Resenha #18 - Mar da Tranquilidade

Autora: Katja Millay
Editora: Arqueiro
Paginas: 368
Classificação: 4/5 estrelas


SinopseNastya Kashnikov foi privada daquilo que mais amava e perdeu sua voz e a própria identidade. Agora, dois anos e meio depois, ela se muda para outra cidade, determinada a manter seu passado em segredo e a não deixar ninguém se aproximar. Mas seus planos vão por água abaixo quando encontra um garoto que parece tão antissocial quanto ela. É como se Josh Bennett tivesse um campo de força ao seu redor. Ninguém se aproxima dele, e isso faz com que Nastya fique intrigada, inexplicavelmente atraída por ele.A história de Josh não é segredo para ninguém. Todas as pessoas que ele amou foram arrancadas prematuramente de sua vida. Agora, aos 17 anos, não restou ninguém. Quando o seu nome é sinônimo de morte, é natural que todos o deixem em paz. Todos menos seu melhor amigo e Nastya, que aos poucos vai se introduzindo em todos os aspectos de sua vida.À medida que a inegável atração entre os dois fica mais forte, Josh começa a questionar se algum dia descobrirá os segredos que Nastya esconde – ou se é isso mesmo que ele quer. - Skoob


Nastya é uma moça infeliz, amargurada, solitária e que vive em seu silencio desde o dia em que sua vida acabou . Depois de um grande trauma ela deixou de viver, ou melhor, deixou de querer viver.
Faz de tudo para deixar seu passado doloroso para trás, se veste e se comporta de maneira totalmente diferente de como se comportou um dia. Tudo com o intuito de enterrar aquela garota que foi um dia. Mas ela não faz isso porque quer uma nova vida, ela faz isso porque se culpa e quer se punir.

As pessoas que nunca passaram por merda nenhuma sempre acham que sabem como você deve reagir ao fato de sua vida ter sido destruída. E aquelas que passaram por situações complicadas acreditam que você deveria lidar com as dificuldades do mesmo jeito que elas. Como se existisse um roteiro preestabelecido para sobreviver ao inferno.

Josh é um rapaz sozinho, já que todas as pessoas de sua família foram morrendo pouco a pouco. E já que esta sozinho no mundo, não vê mais sentindo em socializar e muitos menos criar esperanças de que tudo será feliz em sua vida. E por isso criou seu campo de força, afastando as pessoas e é lá que quer ficar. O único momento em que Josh consegue não pensar em sua vida triste é quando esta criando seus moveis, pois a marcenaria é sua paixão e sua válvula de escape.

Só que com o destino ninguém brinca e quando essas duas pessoas que não tem nada em comum se encontram, tudo muda. E o que parecia impossível se torna vital e surge uma inesperada amizade, que no início não podemos definir como tal, mas que com o passar dos dias se torna cumplicidade, companhia e parceria.
E por mais que os dois tentem evitar que esse sentimento se transforme em algo maior, não conseguem, porque ambos sabem o quanto um faz bem ao outro. Só que com o amor também vem sofrimento e não estão preparados para amar, e já não aguentam mais sofrer.

Josh até tenta se abrir com Nastya, tenta dar uma chance a eles, mas ela prefere continuar no seu silêncio a tentar ser feliz.
E é quando a história fica tensa, pois queremos ver ela se curar, queremos saber o que aconteceu para que se tornasse tão infeliz, queremos que ela dê uma chance ao amor, mas queremos ainda mais que ela dê uma chance a si mesma.

O lance dela é fugir. O meu é me esconder.

O livro é forte, pesado, denso. Não torci por um final apaixonado, apesar de amar romance, torci para que esses personagens se permitissem viver de verdade. Existe sim romance, até porque os momentos em que os dois protagonistas passam juntos é essencial na vida deles, eles se ajudam, mas a autora soube introduzir corretamente essa parte no livro sem desviar o foco que é na verdade superação, o perdão a si próprio e a busca pelo recomeço.

Ao ler esse livro tive muitos sentimentos, mas confesso que foram poucos os momentos no qual eu realmente me senti feliz. A historia desses dois jovens é pesada, fiquei triste com a tragédia que eles viveram. Mas foi bonito ver que mesmo depois de tantas perdas ainda é possível encontrar forças para um recomeço.
E esse foi o grande mérito dessa autora, ela não ficou inventando para dar um final feliz, ela mostrou o quanto é difícil superar, mesmo que tenha tudo a favor para isso. E que o tempo é o único aliado e inimigo nessas horas. E com determinação e força de vontade as coisas começam a ficar bem.

O livro é muito bom, com uma história real e viva e só não dei 5 estrelas por detalhes, mas que não tiram o brilho dessa historia.





Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Postar um comentário