Resenha #17 - Não Me Ache Bonita (Don't Make me Beautiful)

AutoraElle Casey
Editora: não publicado no Brasil
Paginas: 260 - PDF
Classificação: 5/5 estrelas

SinopseUm suspense romântico. Ninguém sabia que a mulher morava lá ou que ela sequer existia. Um monstro, vivndo na escuridão ...
Aos vinte e dois anos, Nicole nem sequer parecia mais humana. A besta fez questão disso. Então, ela se esconde. Um monstro, condenado a uma vida de medo e solidão. Isso é tudo o que ela merece, ela tem certeza disso.
E então, um dia, de repente, a bola autografada pego por Brian Jensen no último jogo,de Marlins entra em sua prisão e consegue virar seu mundo de cabeça para baixo.
Tentação vem sob a forma de piedade em primeiro lugar, e depois talvez algo mais. Será que ela se atreve a acreditar que as coisas que ela disse, que esta não é a vida que estava destinado a viver? Que ser um monstro não é seu destino eternamente? E ela estará disposta a arriscar tudo para alcançar e aceitar as mãos que ajudam ao seu redor e compartilhar seus segredos mais profundos e mais escuros? Ela sabe muito bem que as mãos podem machucar. Descobrir se elas também podem curar é uma proposta arriscada, especialmente quando o animal ainda está lá fora. Olhando para ela. - Skoob

Comecei a ler esse livro depois que uma amiga contou a sinopse, então resolvi ir atrás e baixei o livro. E sinceramente imaginei que fosse mais um livro de romance, só que essa historia tem sim romance, mas este não é o foco.

A historia de Nicole não tem nada de bela, foram tiradas de sua vida tanto a beleza física como a esperança de viver. Ela ainda é nova, mas se sente velha e incapaz de mudar e sonhar.
Sonhos não são permitidos mais, uma vez que nem mais consegue se olhar no espelho, mal consegue se manter em pé depois de anos e anos apanhando e sofrendo ofensas. Agora ela é uma mulher apática, triste, isolada e desfigurada.

Quando conheceu John aos 19 anos, nunca imaginou que aquele homem sedutor e carinhoso na realidade era um doente psicopata, e que a partir de então estaria condenada a uma vida sem privacidade, sem alegria, sem liberdade, sem amor, sem respeito, ou seja, não teria mais vida.
E mesmo depois de perceber que John era um doente, Nicole não encontrou forças para sair desse relacionamento, ficando cada vez mais conformada com o destino e com o futuro que lhe esperava, aguardando o dia em que morreria e que ninguém se daria conta de sua existência.

Até que surge uma luz no fim do túnel, um milagre acontece, e depois de mais uma sessão de espancamento Nicole é encontrada por seu vizinho Brian e é levada para o hospital e agora sob os cuidados médicos e de Brian ela sente que ainda há esperança.
Brian, ao contrario do que Nicole pensa, não tem repulsa pela aparência de seu rosto, ele não a vê como o monstro que ela se diz ser, ele a vê como uma sobrevivente. E decide ajuda-la a se reerguer e começar uma nova vida.

- Eu não sou nenhum super herói.- Diga isso para a garota que você está salvando


No incio Nicole reluta em aceitar sua ajuda, pois sabe que John é mal e que pode prejudicar Brian e seu filho Liam, mas ao pensar em ter que voltar a morar naquele inferno que antes era sua casa, ela decide que pelo menos por um tempo irá morar com Brian até conseguir dinheiro para ir embora e seguir sua vida.

Só que com o passar dos dias Nicole vai se afeiçoando as pessoas a seu redor, principalmente a Brian, que é muito mais do que seu salvador, ela encontra nele apoio, solidariedade, amizade, carinho, compreensão e amor, muito amor.

Mas o fato de Brian querer Nicole para ser sua, faz com que ela ache que é por pena, pois não se sente digna de amor, se acha um monstro e como alguém seria capaz de amar uma mulher tão feia. Mas ele é persistente e paciente, e a cada dia vai mostrando que o amor não escolhe rosto e sim alma.

Um rosto bonito traz as pessoas para você, com certeza - ele concorda - Mas é a personalidade e o que está dentro que os mantém lá. Pessoalmente, se eu tivesse que escolher entre um rosto bonito e uma grande personalidade, eu escolheria a personalidade.

O livro é lindo, tocante, emocionante e muito angustiante. Não imaginei que ficaria tão mexida com o drama de Nicole e nem tão chocada com as coisas que John foi capaz de fazer.
Ele não merece ser chamado de humano, é um monstro, doente, perverso, cruel. Não há adjetivos suficiente para descreve-lo e dava calafrios de ler as coisas que ele fazia e falava.

A historia é muito tensa, tem muitas revelações, mas muito reflexiva também, pois sabemos que existem pessoas que sofrem com isso na vida real. E muitas vezes julgamos essas pessoas como fracas por não abandonarem esse tipo de sofrimento, mas o livro mostra com muita clareza o que se passa na cabeça de uma mulher quando esta num relacionamento tão abusivo e violento, para não tomar uma atitude, mesmo sabendo que há outra saída.

Não, você não é. Você é uma menina que se apaixonou pelo cara errado. Seu rosto não importa, é o seu coração que é importante. E se você conseguiu amar o homem que te fez isso, então eu sei que o seu coração deve ter o dobro do tamanho de um normal

Eu nunca tinha lido nada tão impactante como violência doméstica, e fiquei comovida com essa historia. E apesar de tudo feio que o livro mostra, tem muita coisa bonita também, porque sempre que estamos na pior imaginamos que não vai melhorar, e é de onde menos espera que vem o apoio e carinho. Por isso sempre devemos ter fé e nunca desistir de lutar, porque por amor criamos forças inimagináveis.

Indico o livro e apesar de não ter sido lançado aqui no Brasil a tradução do PDF que li esta razoável, mas gostaria muito que alguma editora publicasse o livro e com certeza iria reler.




Espero que gostem!

Beijos e até...




Image and video hosting by TinyPic